domingo, 30 de abril de 2017

Resenha: Chuva de Novembro - Pet Torres

Título: Chuva de novembro
Autora: Pet Torres
Número de páginas: 200
Ano: 2016
Editora: Chiado
Sinopse: Ele amava a sua esposa mais do que a sua própria vida...Eric Onil perdeu a sua esposa apenas com alguns meses de casados. Essa perda o enclausurou em seu quarto sombrio e silencioso durante sete anos. Ele havia mergulhado num mundo de depressão e alcoolismo. Porém, uma jovem surgiu em sua vida e Eric passou a ser resgatado para o mundo atual acompanhado das lembranças de sua esposa que sempre permaneceu viva dentro dele.


Pet Torres sempre foi muito fã de Guns N' Roses e, ao ouvir e assistir o clipe November Rain, sentia dentro de si o impulso por escrever um romance inspirado nessa canção.
O vídeo musical da canção, lançado em 1992, venceu um MTV Video Music Award para Melhor Cinematografia e foi inspirado no conto intitulado Without You, de Del James. O vídeo é atualmente o 13 º mais caro de todos os tempos com um orçamento de cerca de 1,5 milhões de dólares. 
Ciente disso, a autora, dotada de uma imaginação formidável e uma escrita interessante, te apresenta ramificações do amor e da dor em Chuva de Novembro, história que facilmente te aquece e emociona.

Soletude é a protagonista de nossa história e, logo de início, já temos empatia pela personagem, pois se trata de uma moça de 25 anos, educada, bonita, correta, que sai da Zona Rural para tentar ganhar a vida na cidade grande, e trabalhadora.
Trabalhando como garçonete numa casa noturna, ela se depara com Alcino Onil, irmão de Eric - seu irmão que estava sob uma depressão profunda por conta da perda da esposa, há sete anos atrás -, e responsável pela sua demissão no atual emprego para ser o empregador que a propõe o trabalho de doméstica na mansão dos Onil.
"Enquanto eu fazia o meu serviço, eu percebi que ele me olhava de modo estranho. Parecia abismado com a minha imagem. O seu olhar não era de interesse por mim, como muitos homens ali me olhavam. Mas ele tinha um olhar estranho, como se ele me conhecia de algum lugar. De alguma época em nossas vidas." Pág. 26.
O que Soletude não sabia é que esse novo emprego a traria experiências e sentimentos inimagináveis. 
Aquele parecia um bom emprego. A única anormalidade era lidar com Eric. Eric era um rapaz de olhos azuis, cabelos longos e loiros, ou seja, muito bonito; porém carregado de tristeza, esta que o fazia viver trancado em seu quarto na companhia constante de bebidas e cigarros; ele só saia de seu quarto para tocar November Raim no piano de calda.
O altruísmo entra em cena quando Soletude tenta ajudá-lo a sair daquela situação, todavia, informações não tinham sido postas na mesa quando lhe ofereceram o emprego. Informações precisas. 
"Quando eu cheguei à sala e o vi sentado no piano, não demorou muito, ele olhou para mim. Os seus dedos pararam de tocar o piano. Ele se levantou e veio andando ma minha direção. Mas o que me deixou intrigada é que ele me chamou Vitória. O senhor Eric simplesmente me confundiu com a falecida esposa." Pag. 63.
É lindo acompanhar o amor vencendo as barreiras da escuridão. Não tem como não se emocionar. O desenvolvimento desses dois personagens te fazem seguir por vários caminhos reflexivos sobre oportunidades de recomeço e sobre escapes e soluções que você pode encontrar para as peças que a vida te prega.
"Venha Soletude! - Insistiu. - E chuva de novembro!
Sorri para um lado, achando tudo uma loucura. Mas Eric parecia tão feliz na chuva e eu não desejava estragar a sua felicidade. Há mais de sete anos que ele não se sentia tão vivo e tão feliz tomando banho de chuva e sentindo que a vida era bela e lhe presenteava com pequenas coisas que o fazia sorrir..." Pag. 149.
Uma vez eu li, não me recordo onde, que a morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é aquilo que morre dentro de nós, enquanto vivemos. E essa frase diz muito sobre Eric, que vivia numa atmosfera de perdas e escuridão; perdas que, mesmo com a esperança (Soletude) de uma nova vida, carregavam sequelas profundas e visíveis.
Mas aí entramos em variáveis e vertentes do amor, esse sentimento tão poderoso que é capaz de nos sacrificarmos pelo outro... Ah, vamos fazer o seguinte, leiam esse livro da Pet Torres e vamos discutir sobre o amor aqui nos comentários. Ok? O livro é bem curto, por isso eu não quero entrar em tantos detalhes para não estragar a experiência de leitura de vocês. Mas confiem em mim quando eu digo: super recomendo este. Super!


Adquira Chuva de Novembro em ebook, no site da Amazon, com apenas um click:
amazon.com.br/ChuvaNovembro 

Conheça a página da autora e adquira o livro físico diretamente com ela:
facebook.com/pettorres

Guns N' Roses - November Rain

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© CORUJANDO NOS LIVROS - PROIBIDO CÓPIAS. TEXTOS E IMAGENS POR PATRICK.
ENCOMENDE SEU LAYOUT COM: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo