sexta-feira, 15 de abril de 2016

Resenha: MAUSOLÉU - Duda Falcão

Título: Mausoléu
Autor: Duda Falcão
Número de páginas: 336
Ano: 2013
Editora: Argonautas
Sinopse:
Não tem uma sinopse específica, mas deixo essa extraordinária ilustração convidativa para que vocês visualizem a dimensão do livro.

Antes de vos dizer sobre este livro de Duda Falcão e minhas opiniões, gostaria de deixá-los ciente de um certo acontecimento que ocorreu durante a minha leitura de Mausoléu. 
Eu estava no primeiro conto, cujo é o título da obra, e estava empolgado com as cenas e tudo mais, tudo estava muito real e visível em minha mente. Repentinamente, a energia iniciou uma oscilação, criando uma cenografia fantasmagórica em meu quarto. Nada disso tinha acontecido, anteriormente, em minha casa. O medo começou a prevalecer, o coração acelerar e os olhos "esbugalharem". 
Aí vocês perguntam: Por que você decidiu nos contar isso?
E eu respondo, justamente, pelo fato de como as coisas estão interligadas e, isso é um fato muito importante. Por exemplo, uma obra romântica, nos gera sentimentos amorosos ou semelhantes, uma obra de ficção científica nos faz refletir em questões e viajar nas teorias apresentadas... Assim são os livros do horror. 
Concluindo meu raciocínio, esse livro me gerou medo, fazendo a atmosfera do meu quarto rumar para outro ambiente. Quando uma obra atinge esse equilíbrio, isso a titula íntegra e completa, na minha opinião. Lendo, eu me introduzo na atmosfera proposta nas páginas, se esse efeito não ocorre, não há integridade na obra e no leitor.
Bom, chega de pôr medo nas pessoas e vamos falar sobre o livro. (Risos)

Mausoléu é uma coletânea de 36 contos, onde o autor reuniu seus textos, uns que já tinham sido publicados em outras coletâneas e outros novos. Os contos são bem diversificados nos temas, e carregam referências literárias importantíssimas do gênero. Umas delas é o Edgar Allan Poe. 
Alguns contos são relacionados, nos dando outros pontos de vista. Todavia, quero enfatizar o conto Mausoléu, que é um dos meus 11 preferidos, desse livro. 
O conto inicia nos apresentando um homem que pretende ir à Gramado, buscar uma mercadoria para seu chefe, e partindo deste pedido, o homem norteia por uma estrada alternativa, uma espécie de atalho que seu amigo o indicou, para encurtar o percurso.
Durante a viagem, ele abre as janelas do carro para sentir a brisa do campo e se depara com um cheiro insuportável. O odor o faz parar e ele decide descer do carro para descobrir o que causava aquele cheiro. Chegando num cemitério, para sua surpresa. 

Minhas pernas fraquejaram quando percebi que tinha encontrado um cemitério. Por um segundo, pensei ter visto um menino me encarar por entre os túmulos e correr para trás de uma lápide. Um nevoeiro gelado escorria pelo terreno que supostamente deveria ser sagrado. (Página 13)

Ao encontrar um garoto neste cemitério e fitá-lo nos olhos, intensamente, ele visualiza as lembranças do menino em imagens. Algo sobrenatural.
E, partindo destas imagens, ele vai ter ciência do que fizeram com o menino. Algo demoníaco e aterrorizante, onde a sua ida àquele cemitério tornou-se oportuna. 
Este conto nos apresenta um ritual satânico. 
As mulheres da família banharam suas mãos no sangue virginal e desenharam um símbolo complexo no chão. (Página 17)

Nos mostra alguns esqueletos zumbis.
Um dos esqueletos que se aproximou para me agarrar levou uma cotovelada no queixo. Outro tocou meu ombro. Pude sentir o calafrio da morte percorrendo toda a minha espinha... Foi quando um deles conseguiu me alcançar. Com seus dentes podres, mordeu minha orelha. (Página 21)

E nos mostra uma criatura tenebrosa das profundezas.
Algo indescritível, fétido e gorduroso emergia. Sua massa corporal disforme apresentava diversas bocas repletas de dentes afiados e uma série de olhos esbugalhados e vermelhos. Tinha quatro tentáculos em vez de braços. Na ponta deles, havia garras que beliscavam ameaçadoras o ar como se fossem tesouras. (Página 22)

Eletrizante conto, pois tudo é muito convidativo. São muitos elementos em poucas páginas, e isso faz com que o conto fique muito bom. Entretanto, o que mais me chamou a atenção, foi a nitidez das cenas e o fedor do cemitério que pulavam das páginas. Algo muito real.  Digno de ser o título do livro.
Esta leitura, com certeza, entrará para as dez melhores leituras de 2016. Me enriqueceu como leitor, me gerou uma nova sensibilidade e me fez viver experiências nunca vividas. Embora saibamos que os contos são histórias curtas, os personagens apresentados são muito bem formatados. 
Sem contar as ilustrações de excelência: Introdução, início de capítulo, morcego lateral das páginas em movimento... Percebemos que houve uma dedicação em publicar. Tudo muito bem escrito e realizado. 

Focando pra vocês entenderem, esse morcego se move até chegar naquela cruz, ao folhear, rapidamente, as páginas. Melhor dizendo, acompanhamos ele batendo as asas e tudo mais. Muito massa. Genial. Acabou comigo. Por fim, super recomendo. Autor, que tenho certeza, que será muito reconhecido por seus extraordinários textos. 

Quer ler Mausoléu?
Super fácil! Basta clicar no link abaixo e ele o conduzirá para a página de compra do livro, no site da Cultura. Então voeeeeeee.
www.livrariacultura.com.br/mausoleu

Bom, não sei se o autor ainda possui exemplares para vendas, mas, caso queira comprar com ele, eis o Facebook de Duda Falcão: 
www.facebook.com/duda.falcao

Importante: A editora Argonautas juntou-se com a AVEC editora e produziram outro livro de Duda Falcão, titulado Treze. 
Link para comprá-lo: aveceditora.com.br/treze

2 comentários:

  1. Fala Patrick, li Mausoléu e senti um monte de coisas também. Sou fã de horror e Duda nos trazer esse universo de maneira genial.

    Parabéns por tua resenha, adorei. Já terminei a leitura do Treze e tenho certeza que você vai adorar também. Quase não tive tempo de escapar para o mundo dos vivos mas O Corvo me auxiliou. Rs.

    Abraços meu amigo. Muito bom vir prestigiar Duda, você é o Blog.

    Marcas Literárias
    leootaciano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HahahahAha. Com certeza vou gostar. Esse cara é genial, nos transfere facilmente para suas histórias.
      Obrigado pelo carinho, amigo.

      Excluir

© CORUJANDO NOS LIVROS - PROIBIDO CÓPIAS. TEXTOS E IMAGENS POR PATRICK.
ENCOMENDE SEU LAYOUT COM: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo