terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Resenha: PERMITA-SE - Luciana Castro

Título: Permita-se
Autora: Luciana Castro
Editora: Evolução Publicações - FEIC
Classificação: 4/5

Sinopse

"PERMITA-SE, primeiro livro da jornalista e agora romancista Luciana Castro, é sem dúvida alguma, surpreendente. Num primeiro momento, uma leitura leve, suave e divertida, daquelas que te prendem pelo bom encadeamento da estória e facilidade em imaginar as situações que são contadas, como num filme. Mas essa primeira impressão é um engano!
Quando menos esperar, o leitor ou a leitora, pra quem aparentemente o livro foi escrito (só aparentemente, concluí ao final...), estará completamente envolvido com os personagem, especialmente pela protagonista da estória, contada sempre na primeira pessoa, quase como se fosse um diário, ou pelo menos parte dele, já que a trama se desenvolve dia após dia por duas semanas.
A autora, no tempo em que as diversas situações acontecem, vai refletindo sobre elas, chegando à conclusões com as quais se pode concordar ou não, mas que sem nenhuma dúvida, desvendam a alma feminina e suas relações com a vida, trabalho, amizade e amor. Principalmente com o amor. E é nesse emaranhado de pensamentos, reflexões, críticas veladas ou diretas ao sexo oposto, que seguramente as leitoras de PERMITA-SE irão se identificar, encontrara afinidades e esboçar muitos sorrisos de cumplicidade."

Resenha

Permita-se é um romance quase Chick - Lit, onde, com uma linguagem simples e gostosa de se acompanhar, vai apresentando o cotidiano de uma mulher moderna e tudo que a rodeia. A trama é leve e bastante envolvente, tornando a leitura muito agradável e fluida.
O livro inicia nos apresentando a protagonista, Marcele, mulher moderna, independente, onde trabalha numa editora de moda. Na ida para o trabalho, Marcele acabou se distraindo com o mar, pela janela do carro e o resultado foi uma batida no carro da frente, pequeno acidente de trânsito que resultou em conhecer o simpático e gentil fotógrafo, Fabrício. Ele, de imediato, a convida para um almoço. Ela aceita, pois tinham que acertar as contas do prejuízo, e, é a partir deste almoço que o romance entra, de forma rápida, na vida de Marcele.
"- Eu adoro o mar! - revelei.
- Por causa do que você vê, do que você ouve ou do que você sente? - perguntou-me com um ar misterioso.
...
- Acho que pelos três. Eu adoro olhar o mar, adoro ouvir seu som único, e adoro o que eu sinto quando o vejo e o escuto. Difícil responder. Porque perguntou?
- Por que estou tentando descobrir do que gosto em estar aqui com você. Não sei se gosto de olhar pra você, se eu gosto de ouvir você falar ou se gosto do que eu sinto ao te ver e te escutar. - Fabrício me disse em som meigo e baixo."
Página 23
Num clima totalmente de amor e paixão, os dois realizam uma viagem de fim de semana para Petrópolis, e, é nessa viagem que eles selam seus desejos. Tudo demasiadamente rápido.
"A recordação da noite tomava por completo os meus pensamentos. Eu estava pronta. Novamente pronta para amar.
Sentia em meu coração uma juventude pueril. Eu não tinha medo, ansiedades, receio em me machucar. Eu queria apenas viver tudo àquilo que a vida estava me oferecendo. Algo dentro de mim me gritava PERMITA-SE."
Página 48
Ao retornar de Petrópolis e retomar suas atividades do dia a dia, Fabrício acaba desaparecendo misteriosamente, deixando Marcele em total decepção e frustração. 
Celular desligado, luzes do apartamento desligadas e nenhum vestígio do seu amado Fabrício.
As amigas de Marcele, Bianca e Carina, enriquecem a história com seus conselhos, diversões e atitudes de amor e amizade. As três, juntas, se ajudam, se aconselham e dividem as dores e as tristezas. Transmitindo sentimentos emocionantes aos leitores.
Por fim, chega uma hora que Marcele não aguenta mais, passaram-se doze dias que Fabrício não dá sinal de vida e ela vai procurá-lo. Ao chegar em seu apartamento, a protagonista leva um baita choque... O inesperado acontece na história e na vida de Marcele.
Amei o modo de pensar da autora, a sensibilidade com os acontecimentos e sentimentos, e a forma como a mesma escreve. Sobre a maneira de ver e viver a vida. Os aprendizados ela nos faz adquirir. 
Permita-se viver e ser feliz! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© CORUJANDO NOS LIVROS - PROIBIDO CÓPIAS. TEXTOS E IMAGENS POR PATRICK.
ENCOMENDE SEU LAYOUT COM: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo