quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Entrevistando: MARCOS DE SOUSA


Marcos de Sousa
Autor do livro "Mensageiros da Morte"

Marcos de Sousa é formado em Letras (literatura e língua vernácula).
Atualmente, cursa pós-graduação em Letras e Produção de Texto.
Reside e leciona no município do Rio de Janeiro (RJ). É autor do livro Coração de Vidro, além de fazer parte das antologias de contos "E se só me restasse um dia" e "Socorro, minha vida é uma comédia", lançadas pela Editora Aped.
Mensageiros da Morte, primeiro livro de uma série, é o seu romance de estréia.


ENTREVISTA:


1. Como foi o início de Marcos de Sousa na literatura? Quais as dificuldades e apoios que você obteve para que sua primeira obra viesse a ser publicada?

O início foi complicado. Eu não sabia por onde começar. Não sabia como publicar, como registrar o livro, como divulgar adequadamente. Há certos aspectos que só aprendemos com a experiência e com os erros. Acho que esse “não saber” foi a maior dificuldade. Como apoio, eu destaco o da editora Biblioteca 24 Horas, que abriu as portas para mim, um autor principiante.

2. Como surgiu a idéia inicial para a criação de "Mensageiros da Morte"?

Surgiu ao acaso, em um engarrafamento. Comecei a pensar como surgiam as guerras e a quem elas interessavam. Daí, eu comecei a criar situações na cabeça, personagens... Depois, foi pesquisar bastante e colocar as ideias no papel.

3. Existem alguns personagens com personalidades marcantes em sua obra. Com qual personagem você se identifica mais?

Apesar de opostos, eu me identifico bastante com o Thiago e com o Enzo. Em relação ao primeiro, tenho muito do gosto musical dele e de te sua teimosia. Do Enzo, eu tenho o mesmo defeito: só aprendo com os erros.

4. Quais os andamentos para a continuação da série? Há previsões de lançamento?

Com o cotidiano agitado, a minha escrita está bem lenta. Minha pretensão é distribuir gratuitamente alguns contos da série no começo de 2016 e publicar o segundo livro no final do mesmo ano.

5. As editoras finalmente estão deixando "um pouco" de lado os escritores internacionais e se voltando para os nacionais. O que você tem a falar sobre isso? Você acha que os leiteiros brasileiros estão valorizando mais a literatura nacional?

Apostar nos autores nacionais é algo lógico e estratégico: sai mais barato, há uma proximidade maior do escritor com o leitor e, principalmente, valorizamos o que é nosso. Acredito que as editoras estão começando a perceber isso.
Quanto aos leitores, acredito que está acontecendo o mesmo. Quanto mais livros brasileiros de qualidade forem lançados, maior será o respeito.

6. Quais os seus autores favoritos?

Dos nacionais, destaco o Machado de Assis e Spohr. Dos gringos, George R. R. Martin, Stephen King e Asimov estão sempre por perto.

7. Qual livro Marcos de Sousa está lendo no momento?

Estou lendo Quissama, uma obra nacional escrita pelo Maicon Tenfen. Trata-se de livro histórico, ambientado no Rio de Janeiro. Até agora, um dos melhores juvenis ambientados no RJ que eu já li.

8. Qual a sua maior gratidão?

Aos meus pais, com certeza. Eles sempre estiveram ao meu lado e sempre apoiaram as minhas loucuras. Se não fossem eles, o Marcos escritor não existiria.

9. Além de escrever, quais as suas outras paixões, hobbies ou momentos favoritos?

Minha outra grande paixão é lecionar; adoro o contato com os alunos e aprender com eles. Meus hobbies são ler e manter o blog Desbravadores de Livros. São entre livros e alunos que passo boa parte dos meus melhores momentos.

10. Qual dica ou conselho você deixa para quem quer iniciar uma carreira como escritor?

Em primeiro lugar, não desista. No começo tudo é muito confuso, mas depois as coisas se acertam. Não tenha medo das críticas; sua obra pode ser perfeita, mas elas virão mesmo assim. Por fim, lembre-se sempre: fazer literatura, antes de ser algo comercial, é algo que se faz com o peito aberto. Seja feliz escrevendo; quem escreve por dinheiro ou por buscar reconhecimento, dificilmente alcança o sucesso.
__

Deixo este último espaço para você nos dizer o que desejar. A palavra é toda sua!

Muito obrigado por todo apoio, Patrick. Fico feliz que meu livro tenha te agradado. Afinal, nada melhor do que ver um leitor satisfeito e empolgado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© CORUJANDO NOS LIVROS - PROIBIDO CÓPIAS. TEXTOS E IMAGENS POR PATRICK.
ENCOMENDE SEU LAYOUT COM: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo