quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Entrevistando: PAULA PAGLIARINI


Paula Pagliarini
Autora do livro O Segredos dos Elfos

Nasceu em 1989. Gaúcha, graduada em Psicologia, mora em Passo Fundo - RS. Quando criança, sua paixão pelos livros  de fantasia foi incentivada pelo avô ao adquirir um exemplar de Harry Potter  e a pedra filosofal. O forte sentimento de que poderia tornar a magia real a levou a alimentar o sonho de escrever e dar vida aos personagens que criava apenas em sua imaginação. A realização aconteceu por meio da primeira obra: O segredo dos elfos. As páginas e os personagens ganharam vida entre um chimarrão e outro e a obra é a concretização deste sonho.


ENTREVISTA:

1. Como foi o seu início na literatura? Quais as dificuldades e apoios que você obteve para que sua primeira obra viesse a ser publicada oficialmente?
O meu primeiro contato com a leitura se deu através do meu avô, que me presenteou com um exemplar de Harry Potter. Assim comecei a me apaixonar cada vez mais por este universo e principalmente pelos livros de fantasia. A minha família sempre apoiou muito meu gosto pela leitura, sempre ganhei livros em datas especiais, então ao escrever recebi apoio incondicional de todas as pessoas que fazem parte da minha vida, principalmente me motivando e incentivando nas dificuldades, que foram inicialmente na minha própria insegurança quanto a dividir com o público as coisas de minha própria imaginação e na busca da editora disposta a apostar em mim como escritora.
2. Como surgiu a idéia inicial para a criação de "O Segredo dos Elfos"?
A ideia surgiu dos livros do J. R. R. Tolkien, durante a leitura sempre gostava muito dos elfos que ele criou e ficava imaginando porque não profundar em uma histórias só deles e em meu próprio universo surgiu a ideia d’ O Segredo dos Elfos.  A história foi nascendo a partir da própria heroína Anabel. Em vários momentos mudei de ideia sobre o rumo da história, mas sempre quis que o livro tivesse um ritmo rápido, intercalando ação, aventura, drama e romance.  O que o tornaria muito divertido de se ler.
3. A Anabel carrega uma personalidade muito forte e formidável. Você se identifica com ela? Ou melhor, com qual personagem de "O Segredo dos Elfos" você se identifica mais?
Não há como não se identificar com ela, seja por sua personalidade forte, ou pela sua própria forma de ver o mundo e lidar com ele. Quanto a me identificar com ela, acredito que tenha um pouco de sua paixão. Anabel é uma heroína que faz tudo com paixão e é isso que a torna uma guerreira formidável e ainda assim vulnerável. Não tenho identificação com nenhum personagem específico porque enxergo um pouco de mim em cada um deles.
4. Qual o seu momento ou trecho favorito da história?
Eu não posso dizer qual é o meu momento favorito sem entregar uma parte da trama, então escolhi a minha frase favorita da obra, é uma fala de Anabel: “Eu achava que conhecia todos caminhos do meu destino até você aparecer e mudar tudo”.
5. Novas obras estão por vir? Já existem ideias e projetos?
Sim!!!! Atualmente trabalho na sequência d’ O Segredo dos Elfos. Também  estou envolvida em um projeto em parceria com a autora Débora S. Mattana, onde duas autoras gaúchas estão criando uma única obra. E começando um novo livro, também de literatura fantástica.
6. ALGUMAS editoras finalmente estão deixando um pouco de lado os escritores internacionais e se voltando para os nacionais. O que você tem a falar sobre isso? Você acha que os leitores brasileiros  estão valorizando mais a literatura nacional?
Acredito que as editoras estão apostando no trabalho dos escritores brasileiros porque os leitores estão consumindo cada vez mais a literatura nacional. No mercado hoje temos autores de todos os gêneros que pouco a pouco estão encontrando seu caminho. Creio que os leitores valorizam a leitura nacional devido ao fato de que, além dos escritores serem bons, eles podem ter um contato maior com seu autor preferido por exemplo. É possível para nós autores parar por alguns minutos, que se tornam horas, e trocar uma ideia com as pessoas que já tiveram contato com nossa obra.
7. Quais os seus autores favoritos?
J. K. Rowling, J. R. R. Tolkien, Eduardo Spohr, Carina Rissi, Julia Quinn, Nora Roberts, entre outros. E tenho uma relação de amor e ódio com George R. R. Martin.
8. Qual livro Paula Pagliarini está lendo no momento?
No momento estou lendo Herdeiros de Sevenwaters – Juliet Marillier
9. Qual a sua maior gratidão?
Minha maior gratidão é a minha família. Principalmente pelo amor, motivação e incentivo, tanto quando eu era criança para ler os livros de fantasia que eu tanto gostava e agora enquanto mulher e escritora.
10. Qual dica ou conselho você deixa para quem quer iniciar uma carreira como escritor?
Não desistir do sonho e permanecer perseverante, acreditando no seu potencial e no seu trabalho. Este é um caminho com muitos desafios, mas ao mesmo tempo muito gratificante.
__
Paula, muito obrigado por esta entrevista, você é incrível. Realmente "O Segredos dos Elfos" é uma obra fascinante e sou demasiadamente grato por essa parceria de sucesso. Estarei sempre disponível para quaisquer novidades.
DEIXO ESTE ÚLTIMO ESPAÇO PARA VOCÊ NOS DIZER O QUE DESEJAR. A PALAVRA É TODA SUA!
Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade de poder falar um pouco sobre mim, minhas inspirações e obra. Aproveitando a oportunidade gostaria de convidar os leitores a lerem O Segredo dos Elfos, conhecerem a obra e se encantarem com este universo e a história da guerreira Anabel. E se quiserem conhecer um pouquinho mais da obra e do meu trabalho pelo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© CORUJANDO NOS LIVROS - PROIBIDO CÓPIAS. TEXTOS E IMAGENS POR PATRICK.
ENCOMENDE SEU LAYOUT COM: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo