quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Entrevistando: CECÍLIA MOUTA


Cecília Mouta
Autora do livro "O colecionador de borboletas"

Cecília Mouta Guimarães nasceu no dia 7 de maio de 1993 em uma pequena cidade do Rio de Janeiro, onde viveu até a adolescência. Atualmente mora na capital do mesmo estado e faz sua graduação na Pontifícia Universidade Católica-PUC.
Desde nova sempre mostrou grande interesse pela literatura. Além das poesias e romances, compõe músicas, toca violão e estuda piano na Fundação Villa Lobos. O colecionador de borboletas é seu livro de estréia.

ENTREVISTA:

1. Como foi o inicio de Cecília Mouta na literatura? O que levou você a ir para esse ramo?
Honestamente? Não sei. Quando criança eu lia muito literatura infantil, e sempre tive muita criatividade e facilidade para escrever. Foi tudo muito natural.

2. Como surgiu a idéia inicial para a criação de "O colecionador de borboletas"?
A ideia inicial veio do filme "Efeito borboleta". Assisti o filme, gostei e falei que um dia ia fazer alguma coisa com aquele tema. Anos depois, a história simplesmente veio na minha cabeça.

3. Já existem projetos novos? Os leitores podem esperar mais obras suas?
Eu já tenho mais seis livros prontos, entre eles a continuação de "O colecionador de borboletas". Mas não sei quando conseguirei publicá-los. O mercado editorial é muito complicado.

4. Quais as mensagens que as borboletas passam para você? O que elas representam pra você? 
Acho que o símbolo maior da borboleta para mim é liberdade e metamorfose, que num certo sentido pode significar flexibilidade (perante as dificuldades). Tudo muda e temos que aprender a ter calma com a vida. Aprender a nos metamorfosear, como as borboletas.

5. Em relação ao seu livro. Qual personagem você se identifica mais? 
Me identifico com o Nicola, pelo fato dele ser confuso e sentimental.

6. O que você tem a dizer sobre essa "onda" grandiosa dos leitores brasileiros por literatura nacional? Já que outrora, os mais focados eram os autores internacionais. 
Eu acho maravilhoso. Dar valor a nossa cultura e aos nossos talentos.

7. Qual a sua maior gratidão? 
Sou grata por todas as oportunidades que já tive na vida, e pelas derrotas também. Acho que tudo que acontece com a gente, tem um porque. Há sempre algo para se aprender com todas as situações, boas e ruins.

8. Qual a sua maior inspiração para escrever? E qual seu autor favorito? 
Não sei minha maior inspiração para escrever, não me inspiro em ninguém. Minha inspiração não é algo que eu controle. Ela vem do nada e eu escrevo. Quanto aos autores favoritos, posso dizer Gabriel Garcia Marquez, J.K. Rowling e um autor que não é muito conhecido no Brasil: o Tom Rob Smith.

9. O que deixa você demasiadamente irritada? E o que a deixa relaxada? 
Como eu sou uma pessoa muito ansiosa/agitada, coisas e pessoas devagar me deixam muito irritada. Atrasos também, odeio atrasos. O que me relaxa é sair com amigos, ler um bom livro, ver séries, praticar esportes...

10. Qual dica ou conselho você deixa para quem quer iniciar uma carreira como escritor?
Acho que hoje em dia só há uma dica para quem quer ser escritor: persista.

Deixo esse último espaço, para você nos dizer o que desejar. A palavra é toda sua. Fique a vontade, Cecília.

Eu gostaria de agradecer aos leitores pelo apoio, é muito importante. Gostaria de agradecer a você, Patrick. Seu blog é lindo, obrigada pelo interesse e pela ajuda com a divulgação da minha promoção. Desejo muito sucesso para você. Estou a disposição caso queira continuar a parceria, com sorteios ou sei lá. Enfim, muito obrigada pelo apoio!! :)

Muito obrigado por essa entrevista e pela confiança. É claro que quero continuar com essa parceria maravilhosa. Estarei sempre disposto. Super feliz, muito obrigado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© CORUJANDO NOS LIVROS - PROIBIDO CÓPIAS. TEXTOS E IMAGENS POR PATRICK.
ENCOMENDE SEU LAYOUT COM: MICHAEL VASCONCELOS.
imagem-logo